Clareamento dental: o que você precisa saber!

O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados numa clínica odontológica. Muitos desejam não apenas um sorriso saudável, mas um sorriso branco e mais bonito.

Se você é uma das pessoas que querem realizar ou saber mais sobre o tão famoso clareamento caseiro ou clareamento a laser, aqui vai a primeira e mais importante dica: procure um dentista.

Por que é preciso buscar um dentista ou uma clínica odontológica?


A disseminação de informações pela internet e a comercialização de produtos clareadores que prometem o alcance do desejado sorriso branco não dispensa a avaliação, indicação e acompanhamento do único profissional habilitado a realizar esse procedimento: o seu dentista!


Principalmente porque grande parte dos conteúdos veiculados sobre o clareamento dental está equivocada e pode, ao invés de ajudar, prejudicar a saúde e integridade da boca e dos dentes. Então fique atento(a)!


Resolvemos fazer essa postagem sobre o clareamento dental dividida em três textos e, neste primeiro, abordaremos duas questões muito importantes sobre o clareamento:

  1. O que esperar da sua consulta com o dentista

  2. Tipos de clareamento – qual é a diferença entre o clareamento a laser (de consultório) e o clareamento caseiro?

Os próximos textos esclarecerão as dúvidas mais frequentes sobre o clareamento, os cuidados necessários após o tratamento e no que consiste o clareamento interno. Preparados? Boa leitura! Ah!, não esquece de nos acompanhar nas redes sociais para ficar por dentro das próximas postagens! Clique @odontoprosaude =)


Consulta com o dentista


Primeiramente você precisará buscar uma clínica ou consultório odontológico para realizar uma avaliação inicial com o profissional habilitado.

Na Odonto Pró Saúde a primeira consulta com o dentista é similar a uma consulta médica: ele(a) irá levantar um breve histórico relacionado à sua saúde geral e bucal, questionará os motivos da visita (consulta de rotina e/ou se existe uma queixa principal) para então examinar clinicamente sua boca. Nessa etapa é feita uma profilaxia (aquela escovação profissional) e, caso necessário, solicitado exames, alguns dos quais podem ser realizados na própria clínica (como determinadas radiografias).


Dessa maneira, o dentista consegue definir o diagnóstico sobre os problemas de saúde bucal e indicar os tratamentos necessários, elaborando, junto contigo, o plano de tratamento individual.


Muitas vezes o plano de tratamento pode envolver mais de um dentista, pois são muitas as especialidades na odontologia. Mas não se preocupe: a Odonto Pró Saúde é uma clínica odontológica em Salvador que dispõe dos tratamentos dentários realizados no ambiente de consultório! Os dentistas da clínica compõem uma equipe que trabalha em conjunto e em sintonia para alcançar sua satisfação com o tratamento realizado!


Portanto, é muito importante que antes do clareamento você tenha, no dentista:


- realizado a tartarectomia ou limpeza profissional (remoção dos tártaros, também chamados de cálculos dentais);


- feito restaurações, extração dentária, tratamento endodôntico (canal) ou qualquer outro tratamento necessário para eliminar problemas dentários ou bucais;


- recebido as orientações relativas ao tratamento, incluindo a necessidade de substituir restaurações ou próteses, caso as possua, após o tratamento, uma vez que apenas os dentes são clareados;


- realizado o registro de cor com o seu dentista anteriormente ao procedimento (por meio de fotos e/ou anotação da cor inicial no prontuário).


Tipos de clareamento


Existem basicamente dois tipos de clareamento dental: o realizado na clínica odontológica (de consultório) e aquele feito no ambiente domiciliar (clareamento caseiro), sempre com o acompanhamento ou supervisão de um dentista. Ambos os tipos de clareamento descritos são externos, ou seja, não envolvem o tratamento de canal. Quando um dente possui canal (tratamento endodôntico) e está escurecido, pode ser eleito também o clareamento interno, tema que será abordado em outra postagem aqui no blog. Fiquem ligados!


O clareamento de consultório é realizado por meio do gel clareador em concentrações mais altas do que o caseiro. Por conta disso, o número de sessões é menor e o resultado é visto mais rapidamente. Além desse fator, no consultório o processo de clareamento pode ser auxiliado pelo uso de laser ou LED – a luz azul, ferramenta que pode aliviar a sensibilidade dentária durante o procedimento (atenção: muitos dentistas afirmam que realizam o clareamento a laser quando na verdade utilizam o LED).

Portanto, se você pensava que para ter seu sorriso branco o clareamento dental era realizado simplesmente pela aplicação do laser ou do LED estava enganado(a)! Até porque o termo clareamento a laser leva a esse equívoco, né? Porém o verdadeiro responsável por clarear os dentes é o gel clareador, que contém peróxido de hidrogênio. Inclusive, o benefício do uso do laser no clareamento não é o branqueamento dos dentes, mas sim a diminuição de sensibilidade após o procedimento.


O clareamento caseiro, como sugerido pelo próprio nome, é feito em casa com auxílio de uma moldeira individual confeccionada pelo dentista. O uso da moldeira com o gel clareador deve ser feito todos os dias de acordo com as orientações dadas durante um período que varia, em geral, entre três a quatro semanas. O tempo de tratamento e o tipo de produto a ser utilizado (concentração do gel) são determinados pelo dentista e dependem da avaliação realizada na consulta.

Frequentemente o dentista opta por associar os dois tipos de clareamento, iniciando o procedimento em consultório e dando seguimento com o uso da moldeira em casa, podendo ainda finalizar o tratamento com uma ou mais aplicações na clínica.


E aí, curtiu o post? Compartilha com os amigos! E não desconecta das próximas postagens: segue a gente! Clique @odontoprosaude.


Por + sorrisos, por + saúde!


Odonto Pró Saúde

#clareamento #clareamentodental #clareamentoalaser #sorriso #sorrisobranco #clareamentocaseiro #dentista #odontologia #clinicaodontologica

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

+55 71 3023 0229

+55 71 99323 3227

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

SEGUE A GENTE!

CRO - BA 2161

© 2017 by Zooli Design Studio