Principais problemas tratados na ortodontia


Muitas pessoas possuem dentes fora do seu lugar habitual, ou seja, mal posicionados. Estas alterações podem variar desde o apinhamento, desnivelamento até imperfeições dentofaciais que resultam em problemas que afetam não só a estética do sorriso, como também podem afetar a mastigação e a fala.

Buscando melhorar seu sorriso, muitos já buscaram uma clínica odontológica ou um dentista (ortodontista) para utilizar aparelho ortodôntico, mas não sabem ou não entendem muito bem o porquê, desconhecendo o problema a ser tratado.

A clínica Odonto Pró Saúde explica hoje a você, de maneira simples e ilustrada quais os problemas mais comumente observados na ortodontia.

Apinhamento dentário: o apinhamento é caracterizado pelo espaço insuficiente para o posicionamento adequado e alinhado dos dentes na arcada. Normalmente, os dentes mais atingidos pelo apinhamento são anteriores inferiores. O apinhamento pode ocorrer porque os dentes são muito volumosos e/ou a arcada (osso de base) é muito pequena.

Diastemas: ao contrário do apinhamento, os diastemas são os espaços presentes entre os dentes. É comum observamos diastemas entre os dentes anteriores superiores (como o da Madonna). Vale ressaltar que esse espaço entre os dentes de leite são absolutamente normais e desejáveis.

Mordida aberta:observada quando não há contato (toque) entre os dentes superiores e inferiores ao morder. As causas da mordida aberta são diversas: respiração pela boca, hábitos deletérios como sucção do dedo, chupeta, mamadeira, etc, deficiência no crescimento da maxila, amígdalas muito grandes, entre outras.

Mordida profunda ou sobremordida: observada quando os dentes superiores cobrem a maior parte (acima de 1/3) dos dentes inferiores ao morder. Em casos extremos os dentes inferiores podem até tocar o céu da boca (palato).

Mordida cruzada: ocorre quando os dentes inferiores, ao morder, se posicionam para fora dos dentes superiores, ou seja, são os dentes inferiores que cobrem os superiores, e não o contrário. Pode ser observada apenas nos dentes anteriores, apenas nos posteriores (de um lado ou em ambos) ou em toda a dentição.

Excesso de sobressaliência ou maloclusão de classe II: observada quando os dentes superiores encontram-se mais para frente do que deveriam. A perda precoce (antes do tempo) dos dentes de leite e alguns hábitos como sucção digital, de chupeta podem causar esse tipo de problema, bem como a própria estrutura óssea do indivíduo pode ser responsável pelo excesso de sobressalência.

Prognatismo ou maloclusão de classe III: observada quando a mandíbula ou os dentes inferiores encontram-se mais para frente do que deveriam, deixando a pessoa com um “queixo grande”. Essa alteração pode ser coincidente com o de mordida cruzada anterior ou não.

Como você pôde notar, as causas para os mais diversos problemas ortodônticos são múltiplas e podem incluir traumas, hábitos deletérios, constituição óssea (genética), perda prematura dos dentes de leite, ausência de dente permanente, entre outras.

Em alguns casos, além do uso de aparelho ortodôntico podem ser indicadas também cirurgias (cirurgia ortognática) pelo dentista, realizadas fora do ambiente da clínica odontológica pelo cirurgião bucomaxilofacial.

O importante é saber que o dentista, por meio da ortodontia, é o profissional devidamente habilitado para avaliar, indicar e realizar o tratamento ortodôntico segundo a decisão e o desejo do paciente.

Na clínica odontológica Odonto Pró Saúde você encontra um time de profissionais preparados para isso! Clique e agende sua consulta.

Por mais sorrisos, por mais saúde!

Odonto Pró Saúde

#dentista #mastigação #sorriso #saúdebucal #dentes #aparelho #ortodontia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

+55 71 3023 0229

+55 71 99323 3227

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

SEGUE A GENTE!

CRO - BA 2161

© 2017 by Zooli Design Studio